IBPC
O IBPC – Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas é uma entidade sem fins lucrativos, composta por profissionais das áreas jurídica, de saúde e de finanças que promove o estudo, a difusão e a aplicação de uma atuação não adversarial, extrajudicial e multidisciplinar na gestão de conflitos.
Com a união de profissionais colaborativos de Rio de Janeiro e São Paulo, o texto “Práticas Colaborativas no Direito de Família” foi premiado na categoria Advocacia da X Edição do Prêmio Innovare. Conheça o texto vencedor do prêmio clicando aqui.
No ano seguinte, após a 1ª Capacitação Nacional em Práticas Colaborativas, que formou mais de 150 profissionais colaborativos, foi criado o IBPC.
Desde então, o Instituto já realizou oito capacitações em diferentes regiões do Brasil. Hoje, são mais de 600 profissionais habilitados e a perspectiva é que esse número continue crescendo rápida e geometricamente.
Em 2017 o IBPC organizou o 1o. Congresso Brasileiro de Práticas Colaborativas, com foco especial nos 40 anos da Lei do Divórcio no Brasil. Este congresso reuniu, como palestrantes, uma equipe de profissionais brasileiros com prestígio e excelência comprovada, tais como a juíza Andréa Pachá, o desembargador do TJRJ Cesar Cury, o cientista social Dominic Barter, o Presidente da OAB/RJ Felipe Santa Cruz, a Presidente do conselho do CEAPRO e professora do programa de mestrado e doutorado da FADISP e pela USP Fernanda Tartuce, Supervisora de Mediação na Defensoria Pública/RS Isabel Moura, a Coordenadora da Comissão de Práticas Colaborativas do IBDFAM/RS Mariana Fernandes, o Fundador e diretor da Núcleo-Pesquisas Moises Groisman, o Diretor-Presidente do Instituto Innovare Sérgio Renault e a historiadora Mary Del Priore.
Para aprofundar o tema Divórcio Colaborativo a partir de suas experiências e longas carreiras dedicadas a este método, os convidados internacionais foram os advogados Stuart Webb, Pauline Tesler e Ron Ousky, a psicóloga Nancy Ross e a financista Lisa Schneider.
Vieram de várias cidades do Brasil as 255 pessoas que participaram do congresso, sendo que Belo Horizonte, Curitiba, Brasília, Florianópolis, Goiânia, Niterói, Vila Velha/ Vitória, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro tiveram expressiva participação.
INSTITUTO BRASILEIRO DE PRÁTICAS COLABORATIVAS – IBPC
Presidente do Conselho Deliberativo
Olivia Fürst Bastos
Diretoras Executivas
Maria Izabel Lima Rocha Bebianno Montenegro
Marília Campos Oliveira Telles
Conselheiros
Adolfo Braga Neto
Dora Rocha Awad
Felicia Zuardi Spinola Garcia
Fernanda Rocha Lourenço Levy
Isabel Cristina de Moura
Larissa Ellias Guimarães Davidovich
Mariana Corrêa Fernandes
Miriam Bobrow
Monica Ribeiro de Andrade Gama
Renata Silva Ferrara
Sandra Regina Garcia Olivan Bayer
Silvana Cappanari
Conselho Fiscal
Agenor Lisot
Rafael Cicurel Levy
Comissões IBPC
A atuação prática do IBPC acontece por meio de suas Comissões, que se organizam para atender às atividades do Instituto e às demandas da divulgação, estruturação e difusão das Práticas Colaborativas no Brasil.
Cada Comissão é composta por coordenadores e membros empenhados que de forma interligada e voluntária respondem por elas. Listamos abaixo as diversas comissões e seus coordenadores:
Associações – Renata Silva Ferrara e Maria Izabel Montenegro
Capacitações – Carolina Morsch e Renata Villela
Congresso 2019 – Marília Campos Oliveira e Telles
Docência – Monica de Vicq Lobo e Olivia Fürst Bastos
Ética – Isabel Cristina de Moura e Mariana Corrêa Fernandes
Integração Nacional – Monica Ribeiro de Andrade Gama
Integração Internacional – Carolina Morsch
Jovem – Natália Winter e Victoria Monjardim
Parcerias institucionais – Miriam Bobrow e Jéssica Ungari
Prática Cível e Empresarial – Maria Lucia Rosas e Fabricio Giacomini
Publicações – Felicia Zuardi e Carolina Morsch
Web – Celia Caiuby e Dora Rocha Awad
Saiba mais no nosso site: http://praticascolaborativas.com.br