Mini Workshops 14/9 - escolha um
Mini workshop: Práticas na prática
Práticas na prática: uma nova possibilidade de resolução de conflitos nos âmbitos cível e empresarial
Descrição :
O workshop pretende demonstrar a possibilidade de realização das práticas colaborativas nos âmbitos cível e empresarial, apresentando, por meio de dinâmicas, ferramentas que auxiliem o profissional a definir um público alvo e verificar, no caso concreto, se este é o método mais adequado para a gestão do conflito.
Objetivos :
1. Ampliar a visão do mercado das práticas colaborativas para os âmbitos cível e empresarial;
2. Apresentar ferramentas para que os profissionais colaborativos possam ajudar seus clientes a obter serviços que favoreçam seus negócios ou facilitem a sua vida;
3. Alinhar os profissionais colaborativos com a transformação do mercado jurídico.
Apresentadores:
Ana Cláudia Paranaguá, advogada, mediadora, coach, trainer em PNL, facilitadora de diálogos, capacitada em Práticas Restaurativas pelo ISA-ADRS e em Práticas Colaborativa pelo IBPC, em 2018/SP. Membro do IBPC.
Danielle Nunes, Advogada colaborativa, Mediadora, membro do IBPC - Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas e associada ao IBDFAM: Instituto Brasileiro de Direito de Família.
Larissa Ruiz, Advogada Colaborativa, Mediadora Extrajudicial e Administradora Judicial. Formação acadêmica: Mediação Empresarial no Instituto Equilibre. Capacitação em Práticas Colaborativas pelo IBPC (2018).
Luis Felipe Moreira, advogado e mediador, membro da Comissão de Práticas Colaborativas da OAB/RJ, capacitado na 12ª turma, 2019/RJ.
Marcia Marques de Oliveira, advogada graduada pela UERJ e pós-graduada em Direito Eletrônico pela UCAM, Mediadora de conflitos com certificação internacional do ICFML, e formações pelo MEDIARE e pelo CBMA. Capacitada na 8a turma 2018/SP.
Renata Vilela, Doutora e mestre em Direito Civil pela Universidade do estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora Titular de Direito Civil do Grupo IBMEC. Advogada, capacitada em práticas colaborativas
Swami Gomes, psicóloga especialista em saúde mental, membro da Comissão de Práticas Colaborativas do RJ, membro do IBPC, capacitada na 1ªturma 2014/ RJ.
Mini workshop: Práticas colaborativas no Direito Sucessório
Protagonismo, envelhecimento e morte: As Práticas Colaborativas no Direito Sucessório
Descrição :
O workshop pretende promover a reflexão acerca do protagonismo e da antecipação de questões relacionadas ao envelhecimento e ao fim da vida - assuntos tidos como tabus pela sociedade ocidental - bem como engajar os profissionais colaborativos na divulgação das Práticas Colaborativas no âmbito do Direito Sucessório pelo Brasil.
Objetivos :
1. Provocar a desconstrução dos tabus sociais que dificultam a comunicação sobre o processo de envelhecimento e da terminalidade da vida.
2. Promover a reflexão sobre a aplicabilidade das Práticas Colaborativas nos conflitos sucessórios.
3. Instigar a provocação acerca do protagonismo do profissional colaborativo no planejamento de seu próprio futuro.
Apresentadoras:
Mariana Bravo, advogada colaborativa. Integrante da Comissão Especial de Práticas Colaborativas da OAB/RJ. Especialista em Direito Civil Constitucional (UERJ), extensão em Direito de Família e Sucessões (AASP/IBDFAM), em Planejamento Sucessório (PUC-Rio) e em Direito das Sucessões (EMERJ). Capacitada em junho de 2018 - 10ª Capacitação Nacional em Práticas Colaborativas - RJ.
Natália Winter, advogada colaborativa e mediadora de conflitos. Coordenadora do Setor de Práticas Colaborativas do MEDIARE. Fundadora do Comitê de Jovens Profissionais Colaborativos (CJPC/IBPC). Integrante da Comissão Especial de Práticas Colaborativas da OAB/RJ. Especialista em Direito de Família e Sucessões (PUC-Rio). Capacitada em novembro de 2015 - Capacitação Nacional em Práticas Colaborativas - RJ.
Mini workshop: Advogados, financeiros e trabalho dos coaches
Como Advogados e Financeiros do Divórcio Colaborativo podem se Beneficiar com o Trabalho dos Coaches, na equipe e com os clientes!
Descrição:
Esse workshop, coordenado por coaches, propõe um exercício vivencial, através de uma simulação do trabalho da equipe multiprofissional, em diferentes momentos do processo de um Divórcio Colaborativo. Em rodadas de conversas, refletiremos e nomearemos atitudes colaborativas para questões que emergirão, entre nós, com nossos diferentes saberes e com nossos clientes.
Objetivos:
1. Facilitar reflexões relativas à importância de saber conversar para compor com profissionais de áreas diferentes da sua.
2. Sensibilizar os diferentes profissionais de uma equipe colaborativa para priorizarem o entendimento e o respeito entre eles, pelos seus diferentes saberes, antes de pretender a adesão, o respeito e o entendimento entre os clientes. Lembrando sempre que a forma dos profissionais se comunicarem e comporem, metacomunica aos clientes uma forma de falar e fazer entre eles!
3. Facilitar as trocas entre os diferentes profissionais de uma equipe colaborativa, valorizando o “empoderamento” e o protagonismo dos clientes.
4. Saber identificar e valorizar o trabalho dos coaches com suas respectivas especificidades em cada contexto.
Apresentadoras:
Eliana Pereira Barreto Lino Chaves – Psicóloga, Terapeuta Individual, de Casal e Família; Mediadora; Coach dos adultos e Coach dos filhos no Divórcio Colaborativo. Capacitação nas Práticas Colaborativas no Rio de Janeiro / 2014. Participou como observadora na Capacitação nas Praticas Colaborativas, em Curitiba / 2018
Lúcia Fialho Cronemberger – Assistente Social; Especialista em Atendimento Familiar; Mediadora; Coach dos adultos no Divorcio Colaborativo. Co-coordenadora do Saber em Ação – Espaço de Desenvolvimento Pessoal e Mediação de Conflitos. Capacitação nas Práticas Colaborativas no Rio de Janeiro / em 2016.
Marilda Goldfeder - Psicóloga, Terapeuta Individual, de Casal e Família; Mediadora; Coach dos adultos e Coach dos filhos no Divórcio Colaborativo. . Capacitada nas Práticas Colaborativas no Rio de Janeiro, em 2014
Silvana Cappanari – Psicóloga, Terapeuta Individual, de Casal e Família; Mediadora; Coach dos adultos no Divórcio Colaborativo. Co-coordenadora do Saber em Ação – Espaço de Desenvolvimento Pessoal e Mediação de Conflitos. Participou como observadora na Capacitação nas Práticas Colaborativas em São Paulo / 2018.
Mini workshop: Meu 1º. caso colaborativo: E agora?
É noite de estreia, abram as cortinas. Fechei meu primeiro caso colaborativo: E agora?
Descrição :
Este workshop consiste na apresentação de um case de divórcio colaborativo através da perspectiva de uma equipe multidisciplinar estreante na prática colaborativa. Ao discorrer sobre as etapas percorridas no case, as apresentadoras abordarão a mudança de paradigma, pontos críticos e momentos de stress enfrentados pela equipe e clientes, promovendo insights e reflexões.
Objetivos :
1. Mudança do modelo mental – do litígio para a colaboração.
2. Compreensão dos desafios enfrentados no processo colaborativo, a importância do autoconhecimento e formação continuada dos profissionais envolvidos nas práticas colaborativas.
3. Os desafios e aprendizados de trabalhar em equipe.
Apresentadoras:
Alessandra Pancera, Advogada, graduada em Direito e pós-graduada em Direito de Família, Civil e Empresarial pela PUC/PR, é mediadora certificada pelo IMAB, IMAP e mediadora em formação pelo CNJ. É membro das Comissões da Advocacia Colaborativa e Mediação da OAB/PR. Líder do Grupo de Estudos “Stu – Estudos Colaborativos” em Curitiba/Pr. Participou da Capacitação Nacional em Práticas Colaborativas, realizada pelo IBPC no Rio de Janeiro/RJ. Certificado expedido em 02/07/2016.
Jenifer Reichmann, Advogada, graduada em Direito e pós-graduada em Filosofia do Direito, Civil e Empresarial pela PUC/PR. É mediadora certificada pelo IMAB e mediadora judicial em formação pelo CNJ. É membro das Comissões da Advocacia Colaborativa e Mediação na OAB/PR. Líder do Grupo de Estudos “Stu – Estudos Colaborativos” em Curitiba/Pr. Possui as seguintes Capacitações pelo IBPC: 1a Capacitação Nacional em Práticas Colaborativas nas áreas Cível e Empresarial realizada em São Paulo/SP, entre os dias 01 a 03/10/2014. Curso de Práticas Colaborativas no Direito de Família Internacional realizado em São Paulo/SP no dia 04/10/2014. Capacitação Nacional em Práticas Colaborativas, realizada no Rio de Janeiro/RJ. Certificado expedido em 02/07/2016 e 11a Capacitação Nacional em Práticas Colaborativas, realizada Curitiba.
Josiane Foltran Leal, psicóloga, graduada pela Universidade Paulistana de Ciências e Letras - 1993. Psicoterapeuta individual, de casais e famílias. É vice- presidente da Aprtf - Associação Paranaense de Terapia Familiar. É membro da Comissão da Advocacia Colaborativa da OAB/PR. Participou da Capacitação Nacional em Práticas Colaborativas, realizada pelo IBPC em São Paulo, em março de 2018.
Liliane Casagrande Sabbag, Psicóloga e Mestre em Administração Estratégica pela PUC-PR. É coach, psicoterapeuta individual, de casais e famílias, e atua como palestrante e docente. É membro do grupo de estudos sobre Práticas Colaborativas em Curitiba, desde sua criação em 2014 e da Comissão da Advocacia Colaborativa da OAB/PR. Participou da Capacitação Nacional em Práticas Colaborativas, realizada pelo IBPC no Rio de Janeiro/RJ. Certificado expedido em 02/07/2016.
Syndia Nara Postal, Advogada, mediadora certificada pelo CNJ, pelo IMAB e pelo IMAP, atriz, pós-graduada em Direito de Família e Sucessões, em Estado Democrático de Direito e em Desenvolvimento Gerencial, mestranda em Psicologia Forense pela UTP-PR, membro das Comissões da Advocacia Colaborativa, Comissão de Direito de Família, e secretária da Comissão de Mediação da OAB/PR, membro do Grupo de Estudos “Stu – Estudos Colaborativos”, em Curitiba-PR. 1a. Capacitação Nacional em Práticas Colaborativas, realizada pelo IBPC no Rio de Janeiro, em maio de 2018. 2a. Capacitação Nacional em Práticas Colaborativas, realizadas pelo IBPC em Curitiba, em novembro de 2018.
Wal Dal Molin, Advogada, graduada em Direito e Filosofia pela UFPR. Mestre em Direito pela PUC/PR. Mestre em Filosofia pela UFPR. É mediadora certificada pelo IMAB, IMAP e mediadora judicial em formação pelo CNJ. É membro das Comissões da Advocacia Colaborativa e Comissão de Mediação na OAB/PR. Líder do Grupo de Estudos “Stu – Estudos Colaborativos” em Curitiba/Pr.